TRABALHO SOBRE O SEMIN RIO NA CASA DE RUI BARBOSA
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS E PROCESSOS MUSEOLÓGICOS- DEPM
CENTRO DE CIÊNCIA HUMANAS E SOCIAS - CCH
CURSO DE MUSEOLOGIA
DISCIPLINA: MUSEOLOGIA V - INTEGRAL
PROFESSOR: VLADIMIR
ALUNA: VILMA MARIA SALGADO RAFFAELI
TRABALHO SOBRE O VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CULTURAIS – FUNDAÇÃO CASA RUI BARBOSA – RIO DE JANEIRO – RJ – BRASIL – 26 a 29 de Maio/2015.
Artigo: O Teatro como Espaço de Resistência e as Políticas Públicas de Cultura de Beatriz Helena Ramsthaler Figueiredo (p. 223 a 235) e as questões sobre políticas públicas culturais dadas em sala de aula, principalmente os Espaços Autônomos no Rio de Janeiro na apresentação de Arantxa.
Beatriz Helena R. Figueiredo mestranda junto ao Departamento de Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Desenvolve pesquisa sobre políticas públicas de cultura para elaboração da tese “Por trás da cena: as relações entre televisão e espetáculos teatrais apresentados entre 1991 e 2012”.
Em sua pesquisa Beatriz faz uma análise sobre a relação entre políticas públicas de cultura e a cena teatral brasileira destacando à existência de grupos, ações, artistas e espaços que lutam para coexistir de formas distintas diante da lógica de mercado (reforçada pela lógica de mecenato), configurando uma posição de resistência às políticas públicas de cultura que ainda hoje, mesmo a partir de grandes mudanças ocorridas na administração Gil e Juca (2003 – 2010), continua como principal mecanismo de apoio à cultura, a Lei Rouanet, que opera pela lógica neoliberal de isentar o Estado de suas responsabilidades, passando para a iniciativa privada o poder de escolher aquilo que vai ou não ser patrocinado no campo da cultura. Esse modelo provoca a mercantilização da produção teatral e desfavorece a promoção da cidadania e expressão popular do teatro, ao passo que o mercado influencia a produção artística.
Segundo a autora as ações práticas no contexto da preservação de manifestações culturais