Satyro Lima Cavalcante
Custos
E
Ponto de Equilíbrio
ANÁLISE DA RELAÇÃO CUSTO-VOLUME-LUCRO
A sobrevivência de um empreendimento, dentre outros fatores, se dará pela sua capacidade de gerar lucro. O lucro, para um produto qualquer, independente da forma como seja mensurado, em última instância, é formado pela diferença entre o preço de venda e o seu “custo unitário”. Entenda-se aqui, que o custo unitário deve incorporar todos os custos e despesas incorridos para a obtenção deste produto. A análise da relação Custo-Volume-Lucro ( ou Análise do Ponto de Equilíbrio) busca apresentar o comportamento dos custos (fixos e variáveis) e do lucro em função do nível de atividade (volumes de produção e de vendas). Mais especificamente, a análise da relação Custo-Volume-Lucro (CVL) é uma análise dos custos e da receita em função do nível de atividade. Essa relação, ainda que de uma forma indireta, também traz alguma ideia sobre o risco do projeto.
Quando estuda-se a análise da Relação Custo – Volume – Lucro tem a finalidade de calcular o ponto de equilíbrio, isto é, o ponto em que as receitas de vendas se igualam com a soma dos custos e despesas e o lucro é nulo.
Terminologia aplicada a custos
Inicialmente necessitamos conhecer os conceitos básicos utilizados na Contabilidade de
Custos para depois aprofundarmos no seu estudo, para isto classificamos e conceituamos abaixo as principais nomenclaturas que serão citadas neste estudo.
Gastos – Compromisso assumido ou consumo de recursos que a empresa faz para obtenção de um ativo, produto, ou qualquer serviço, em suma é o sacrifício financeiro. Como exemplos podemos citar: gasto com aquisição de Imobilizado, aquisição de matéria prima, gastos com mão de obra, com honorários, entre outros.
Investimento – Representa a aplicação de recurso em todos os bens e direitos registrados no
“ativo” da empresa, que serão baixados pela Venda, Consumo e amortização em futuros períodos.
Como exemplo podemos citar: Estoques em