seminario de redes
Introdução:
Esse barramento foi batizado pela empresa Holandesa (Philips) como Inter IC ou I2C;
Possibilita a utilização de grande quantidade de componentes padronizados;
Possibilita também a troca eficaz de informações entre eles.
Obs.: “O conceito do barramento I2C é facilitar a integração de circuitos de caráter final de aplicação como, por exemplo, sensores e conversores, com um sistema de controle, de modo que eles possam trabalhar com seus sinais de maneira direta”.
O barramento I2C:
Tem a possibilidade de utilizar, em um mesmo sistema, componentes de tecnologias construtivas diferentes sem que haja incompatibilidade e nem conflitos na comunicação;
Transmissão da informação entre os dispositivos é feita através de 2 fios (Serial Data SDA e Serial Clock SCL);
Os dispositivos ligados em I2C possuem um endereço fixo, e podemos configurá-los para receber ou transmitir dados; Obs.: “dessa maneira eles podem ser classificados de várias formas, como: mestres (MASTER), escravos (SLAVE)”.
I2C é do tipo multi-mestre; Obs.: “isso significa que mais de um dispositivo de controle pode ser conectado a ele. No entanto, durante uma comunicação, somente um dos mestres pode estar ativo, ou ocorrerá uma colisão de dados no barramento”.
(Pode citar esse exemplo: Por exemplo, enquanto um microcontrolador envia sinais a um conversor, um outro microcontrolador troca informações com uma memória usando o mesmo barramento. Tudo isso é possível, graças a uma "arbitragem" que determina qual dos sinais tem prioridade no envio dos dados.)
Deve ser ligado em uma fonte de corrente;
Uma das vantagens do padrão I2C é que ele não fixa a velocidade de transmissão (frequência), pois ela será determinada pelo circuito MASTER.
Condições de Start e Stop:
A comunicação entre os dispositivos mestres e os escravos é iniciada pela condição de start (início) e finalizada pela condição de stop (fim);
START: é a transição do nível alto para baixo na linha SDA,