Os saberes dos professores-referência no ensino de contabilidade.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ALISSON H. RODRIGUES
TIAGO M. TAVARES
Os saberes dos professores-referência no ensino de contabilidade.
RONDONÓPOLIS
2014
ALISSON H. RODRIGUES
TIAGO M. TAVARES
Os saberes dos professores-referência no ensino de contabilidade.
Resenha apresentada no curso de Ciências Contábeis para avaliação parcial da disciplina Português Instrumental sob orientação da Profa..Ma. Lezinete Lemos.
RONDONÓPOLIS
2014
MIRANDA, Gilberto José; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro; CORNACCHIONE JÚNIOR, Edgard Bruno. Os saberes dos professores-referência no ensino de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, [S.l.], v. 23, n. 59, p. 142-153, ago. 2012. ISSN 1808-057X
O texto de Miranda, Casa Nova e Cornacchione Júnior é um artigo que objetiva discutir a percepção dos alunos de curso de Graduação em Ciências Contábeis de determinada universidade pública brasileira acerca dos saberes predominantes nos professores-referência. É fruto de uma pesquisa qualitativa que foi motivada pela exploração de um campo relativamente novo, a bagagem necessária à docência da área contábil. Sua estrutura segue o padrão de um artigo acadêmico, composto de cinco sessões: Introdução, Plataforma teórica, Procedimentos metodológicos, Apresentação e discussão de resultados e Considerações finais.
Logo na introdução, expõe-se que o ensino de contabilidade vem sofrendo alterações de diferentes ordens (mudanças no ensino superior, expansão de vagas, criações de cursos de Educação a Distancia e de cursos de pós-graduação), fazendo com que as mudanças que atingissem a universidade, acolhendo estudantes cada vez mais heterogêneos e exigindo, por isso, um perfil profissiográfico condizente com o contexto atual.
A plataforma teórica trazida por Miranda, Casa Nova e