Contador
2. Os quatro pilares da educação
3. Os quatro pilares da educação
4. O grande desafio – ensino de Contabilidade
5. Competências e habilidades no ensino da Contabilidade
6. Os dez mandamentos no ensino de Contabilidade
7. O professor de contabilidade e sua formação
8. Metodologias no ensino de Contabilidade
9. Conclusão
10. Referências
Resumo
Nas últimas décadas, marcadas, sobretudo, pela internacionalização da economia, as organizações estão restringindo a ocupação de cargos e funções à formação especializada, exigindo competências e habilidades para as mais diferentes atividades. Mediante essas constatações, é evidente que se deve discutir a formação do professor de Contabilidade e isto poderá contribuir para a visualização do ensino da Contabilidade como mediador entre a nova base da realidade social e as exigências de profissionais especializados para atuarem na gestão de negócios da organização. Neste sentido, refletir sobre o trabalho do professor de Contabilidade como atividade social implica o comprometimento com a melhoria desse nível de ensino. Para isto, requer-se um processo educacional diferenciado daquele que estávamos acostumados a praticar.
1 - Introdução
O ensino superior enfrenta desafios cada vez mais consideráveis. Em sua gestão, deverá dar provas de muita imaginação, criatividade, inteligência e força de vontade. Segundo a Unesco – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (1999), deve igualmente desenvolver capacidades adequadas de planejamento e análise das políticas e estratégias, baseadas na parceria entre os estabelecimentos de ensino superior, o governo e as instituições nacionais de planejamento e coordenação. O objetivo principal da gestão deve ser o de constituir-se em um instrumento de melhoria da pertinência e da qualidade das instituições.
O ensino superior é chamado em todos os lugares a melhor se adaptar e responder às exigências de uma época em que as possibilidades novas que se abrem