Os quatro pilares de uma educação
R.A. 1181375
REFLEXÃO SOBRE O NEOLIBERALISMO E OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado ao Centro Universitário
Claretiano para a matéria de Antropologia, ética e cultura, no curso Licenciatura em Artes ministrada pelo Tutor Adriana Duarte de S. Carvalho.
Rio Claro
2015
O Neoliberalismo e os 4 pilares da educação
Como estudado, vimos que, o neoliberalismo trata-se de um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende sua autonomia perante ao Estado, como também defende o livre comércio, pois garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. O neoliberalismo surgiu na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como uma solução para a crise atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo do Petróleo. Jacques Delors, descreve com propriedade os quatro pilares para uma educação do século XXI, incentiva as pessoas a buscarem uma educação de qualidade com muito comprometimento.
Diz o texto na página 89: “À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele”.
Segundo Delors, a pedagogia deve comprometer-se em desenvolver quatro fatores, que serão os pilares do conhecimento: aprender a conhecer: libertar-se de paradigmas, buscar o interesse a descoberta, o novo; aprender a fazer: colocar em prática, correr o risco de errar, tirar um aprendizado de cada situação; aprender a conviver: saber relacionar-se com o outro, aceitar e respeitar as diferenças; aprender a ser: exercitar o papel do cidadão, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência.
Jacques Delors aponta como principal consequência da sociedade do conhecimento, a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em quatro pilares, que são,