Os quatro pilares da educação
(João Márcio, 2011)
Um dos quatro pilares que sustentam o aluno para uma boa educação é o aprender a fazer. De acordo com João Márcio (2011) hoje dentro do contexto escolar, os aprendizes não são educados para colocar em prática o que são passados a eles em quatro paredes. O mundo externo é vasto e vai muito além do que é visto na sala de aula, mas os professores têm limitado assim como relata o autor, a fome insaciável de vida que o aluno chega à escola. O aprender a fazer é utilizar os conhecimentos aprendidos e saber quando eles podem ser utilizados na prática.
O aluno precisa criar um vínculo com as informações para que estas não sejam jogadas de lado e se torne uma peça inútil no aprendizado do aluno, que precisa aprender as noções práticas do que lhe foi ensinado. Deste modo, para que o aprender a fazer seja de fato realizado pelo educando a escola e o mundo externo precisa caminharjunto, para que ele perceba quando o conhecimento adquirido vai ser útil. A partir do momento que ele aprender a fazer ações do que foi aprendido ele está sendo capaz de praticar após aprender.
O segundo pilar da educação é o aprender a conhecer, em que é preciso ter o conhecimento sobre o mundo para que ofazer possa ser colocado em prática. O aluno que tem o conhecimento não é aquele que possui armazenado em sua mente uma quantidade enorme de informações, mas sim aquele que usa suas habilidades para conhecer o outro, a si e o mundo. A realidade segundo o autor precisa ser tocada por indivíduos que não apenas transitam pelo mundo, mas que façam parte dele. Para transformar o aluno precisa enxergar a relação existente entre o saber fazer e o aprender a conhecer. As mudanças somente aconteceram por meio do conhecimento de si para o mundo.
O terceiro pilar que compõe a importância para uma boa educação é o aprender a viver. É necessário que o aluno dentro da sala de aula, aprenda a viver com a diversidade, saiba partilhar o que o outro tem de