Economia Política capítulo 13
Quais as características da economia brasileira na República Velha que justificam chamá-la de economia primário-exportadora?
Desde a época colonial (1500-1829), passando pelo período Imperial (1889) até a República velha (1889-1930), a economia brasileira dependeu quase exclusivamente do bom desempenho de suas exportações de produtos agrícolas, como: açúcar, algodão, borracha... Essa era uma característica marcante da economia brasileira, uma economia agroexportadora de produtos primários. Durante a República Velha o ciclo que ficou caracterizado nesse modelo de economia agroexportadora, foi o ciclo do café.
Quais as características da economia brasileira na republica velha que justificam chamá-la de economia primário-exportadora?
Apresenta enorme vulnerabilidade, Maria da Conceição Tavares (1975) chama esse tipo de economia agroexportadora de “modelo de desenvolvimento voltado para fora”. Ou seja, o desenvolvimento nacional do Brasil nesse tipo de economia agroexportadora, tinha como característica a dependência do setor externo para seu desenvolvimento interno. Sendo assim, as crises internacionais causavam problemas nas exportações brasileiras de café, criando sérias dificuldades para toda economia brasileira, pois praticamente todas as outras atividades dentro do país dependiam do bom desempenho do setor cafeeiro.
Sem contar o caráter concentrador de renda e pouco dinâmico, pois a renda acumulava na atividade principal e não havia incentivos para investimentos fora do setor, estagnando o desenvolvimento, o crescimento de novos setores (como a indústria), a distribuição de renda e o desenvolvimento da população.
Descreva alguns mecanismos utilizados no Brasil durante a fase agroexportadora para enfrentar problemas de quedas de preços no mercado internacional de café.
Pode destacar dois mecanismos que foram utilizados nos momentos de queda dos preços de café no mercado internacional: a desvalorização do cambio e a