os quatro pilares da educação voltados para engenharia civil
OS PILARES DA FORMAÇÃO DO FUTURO ENGENHEIRO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
2014
Os Pilares da Formação do Futuro Engenheiro A educação do indivíduo é baseada em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Aprender a conhecer é ter um saber genérico como no caso da engenharia, habilidades com números, e um saber específico aprofundado, no caso da engenharia civil a análise das características do solo ou o conhecimento dos efeitos das mudanças de temperatura na resistência dos materiais, por exemplo.
Aprender a fazer, de maneira abrangente, é conseguir desdobrar diversas situações. Na construção civil habilidades de execução são indispensáveis.
Aprender a conviver tem uma enorme importância para o profissional de Engenharia Civil, que terá de trabalhar com uma equipe multidisciplinar e lidar com pessoas com diferentes níveis de instrução é uma constante, portanto habilidades humanas também são exigidas.
Tal convívio deve ser enriquecedor para o engenheiro civil. O contato com profissionais de diversas áreas deve facilitar o processo de aprendizagem ao longo da vida para um desenvolvimento profissional contínuo. A construção civil é completamente hierarquizada, exigindo portanto capacidade de liderança também. Liderança esta que deve ser exercida com maturidade e compromisso.
Finalmente aprender a ser é desenvolver em plenitude as potencialidades individuais, como gerenciar de maneira eficaz recursos e tempo e usar ampla variedade de ferramentas técnicas e equipamentos.
Referências
Educação, um tesouro a descobrir< http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf> Acesso em 07 de novembro de 2014