Projeto Educa O Para O Tr Nsito
Educação para o Trânsito nas Escolas Municipais de Belém.
OBJETO DE ESTUDO
Práticas educacionais no trânsito: dificuldades e possibilidades da Educação para o Trânsito a partir de uma Escola de Belém.
JUSTIFICATIVA
A discussão sobre a educação para o trânsito é definida como uma ação para desenvolver, no ser humano, capacidades de uso e participação consciente do espaço público, uma vez que, ao circular, os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham os espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e daqueles com quem convivem nesse espaço.
O interesse em escrever o projeto de pesquisa em questão, surgiu a partir da minha inserção como estagiária na Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém - SEMOB, em 31 de janeiro de 2013, no setor de Educação para o Trânsito - CDET, órgão que realiza ações através de projetos, palestras. Entre as atividades do órgão, ministrei uma palestra acerca da segurança dos pedestres no trânsito, que acentuou ainda mais o meu interesse pela pesquisa. Também participei de um curso técnico de formação básica de trânsito, onde ao término do referido curso estava decidida pela temática e com o objeto de estudo formulado.
Junto à experiência da Semob, somaram-se os estudos da disciplina Seminário de Pesquisa I. Na ocasião fiz um levantamento bibliográfico sobre as questões relacionadas à educação e ao trânsito, problematizando esse debate tão presente no cotidiano da nossa cidade.
Este trabalho tem o objetivo de analisar as práticas educacionais em relação ao trânsito em uma Escola de Belém, visando compreender suas dificuldades e possibilidades. Levando-nos a uma reflexão, para compreender o ser humano como responsável em modificar os rumos da sua vida, através de ações que tragam êxito aos seus propósitos.
Parti do entendimento de que a escola, sendo uma instituição social, deve tratar o conhecimento, por meio da aprendizagem dos conteúdos, os quais devem