Os quadrinhos na era digital.
Nad Pereira Leite Borges
Quadrinhos na internet: abordagens e perspectivas, de Márcia Veronezi, é na verdade uma dissertação de mestrado que se transformou em livro. Os textos apresentam uma proposta interessante de releitura do mundo imaginário dos quadrinhos através de reflexões inusitadas e originais da autora sobre as transformações iconográficas do mundo contemporâneo. Veronezi estabelece na obra um abastado diálogo interdisciplinar a partir de um histórico da arte de representar – dos quadrinhos desenhados aos quadrinhos digitais – fazendo-nos perceber a libertação do homem no mundo, no espaço e no tempo, analisando também como o universo dos quadrinhos se insere na pós-modernidade e é influenciado pela era digital.
Márcia Schmitt Veronezi Cappellari é formada em jornalismo, é mestre e doutora em comunicação social e atua em pesquisas nas áreas de comunicação visual, imagem, imaginário, estudo da contemporaneidade, pós-modernidade, internet e cibercultura. Atualmente é coordenadora de comunicação social da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
A extensa bibliografia utilizada em sua obra abrange desde gibis da Mônica, Zé Carioca, Mickey, Batman e Super-homem, até renomados escritores como Nietzsche, Eisner e Levy, além de inúmeros sites sobre quadrinhos.
O livro é composto por introdução, quatro capítulos e considerações finais. Na introdução a autora faz considerações gerais sobre a imagem através dos tempos, refletindo desde as ilustrações encontradas nas cavernas, passando pela chegada do homem à lua, até os acontecimentos atuais, retomada, ao final a origem dos quadrinhos.
No primeiro capítulo a autora traça um paralelo entre os acontecimentos históricos e seu reflexo nas histórias em quadrinhos que evoluíram de acordo com as transformações sociais. Veronezi pondera a transformação sofrida pelas historietas decorrentes de eventos como o capitalismo, a 1ª Guerra, a quebra da bolsa de Nova York,