Os processos do trabalho na enfermagem
FACULDADES ANHANGUERA DO RIO GRANDE
CURSO DE ENFERMAGEM
1° SEMESTRE
Os processos de trabalho na enfermagem
O autor através deste ensaio vem frisar que ser enfermeiro, é mais que usar jaleco branco e aplicar injeções. Neste trabalho ele mostra que ser enfermeiro (a) é complexo e requer um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Um enfermeiro tem várias funções, não somente assistir o paciente e sim administrar, ensinar, pesquisar e participar politicamente.
O processo do trabalho é uma construção relativamente nova para a enfermagem, foi criada através da teoria marxista. Esta é feita através de alterações da matéria pelas mãos humanas, com o objetivo de produzir um novo produto com valor para a humanidade.
Os processos do trabalho se resumem em objeto, agentes, instrumentos, finalidades, métodos e produtos.
O objeto é aquilo que se trabalha. Algo que provem diretamente da natureza, que sofreu ou não modificação decorrente de outros processos de trabalho.
Os Agentes são os seres humanos que tomam o objeto de trabalho e fazem intervenções, capazes de altera lo, produzindo um serviço. Eles são os que realizam o trabalho.
Os instrumentos não são apenas tangíveis. Por exemplo, uma enfermeira que aplica uma injeção, não utiliza apenas a seringa e a agulha como instrumento, ela também se utiliza de seu grande conhecimento sobre Anatomia, fisiologia etc.
A finalidade do trabalho é a razão pela qual ele está sendo feito. Seu nome já diz tudo, ela vai ao encontro da necessidade que o fez acontecer e que dá significado a sua existência.
Os métodos de trabalho são ações organizadas de maneira atender a finalidade, executadas pelos agentes sobre os objetos de trabalho empregando instrumentos selecionados, de forma a produzir o bem ou serviço que se deseja.
Os produtos de um trabalho podem ser bem tangíveis, que não tem a concretude de um bem, mas são percebidas pelo efeito que fazem.
Diante desta, pesquisa