Processo e organização do trabalho em enfermagem
ENFERMAGEM
Organização e processo de trabalho em enfermagem
Salvador
Abril de 2013
Este trabalho foi orientado pelo docente da matéria Introdução a enfermagem, tendo por objetivo esclarecer a participação de seus diferentes agentes no processo de organização da profissão e as múltiplas alterações que sofreu a enfermagem, tornando-se então a enfermagem contemporânea.
Orientador: Álvaro
Salvador
Abril de 2013
1
O NASCIMENTO DA MEDICINA MODERNA
Com a desorganização-organizacao das relações socioeconômicas do período feudal para o capitalismo, inicia-se a preocupação do médico mais em descobrir a causa, o porquê e a cura da doença. Anteriormente os cuidados eram dever da igreja com o objetivo de salvar almas, o que se acreditava era que prestando ajuda aos necessitados, Deus os recompensaria por este ato benevolente. Nesta mesma época os hospitais eram como albergues, hospedavam os excluídos da sociedade, era nocivo à sociedade, pois representava fonte de propagação de epidemias, não havia qualquer conhecimento de assepsia e antissepsia. A prática medica era múltipla: diagnosticar, prescrever, fabricar e administrar os medicamentos, paralelo a este momento o serviço da enfermagem era executado por religiosos, pessoas de baixo nível social que prestavam assistência social, psicológica e física aos enfermos.
No final do século XVI, inicio do mercantilismo surge à necessidade de diminuição da mortalidade (serviço proposto à medicina), o processo de organização se dá através dos interesses governamentais e não de