Os Principios Abordagem Do Controle De Qualidade
Qualidade
CURSO:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 7ª ETAPA
DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE I
Prof. Dr. Silvio Freitas da Silva
RA
812655 812609
Autores
Nomes
Rodrigo Neves Olívio Paulo Soares da Silva
Introdução As empresas na luta por melhores posições no mercado procuram na qualidade um diferencial competitivo, a sobrevivência das organizações no mercado atual depende de sua competitividade, que hoje é função direta da produtividade e qualidade. A qualidade não pode estar separada das ferramentas estatísticas e lógicas básicas usadas no controle, melhoria e planejamento da qualidade. Este estudo será fundamentado com base nos conceitos das Ferramentas Básicas da
Qualidade que são ferramentas técnicas que são utilizadas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções e aperfeiçoar o processo.
Objetivo:
A engenharia da qualidade ,como definimos atualmente, é o conjunto das técnicas e procedimentos para estabelecer critérios e medidas da qualidade de um produto, identificar produtos que não estejam conformes a tais critérios, evitando que cheguem ao mercado, e acompanhar o processo de produção, identificando e eliminando as causas que levaram a não conformidades.
O enfoque tradicional da engenharia da qualidade enfatiza o controle, seja através de inspeções de produto, seja através do controle do processo. Já uma visão mais moderna preocupa-se com as ações preventivas que possam garantir que a qualidade será alcançada, usando o controle apenas como apoio, quando for indispensável, em um contexto de gestão total da qualidade, estendida a todas as atividades da empresa
.
Relevância:
No atual meio empresarial, em que a competição e as exigências são cada vez maiores nacional e internacionalmente, é de extrema importância a preocupação das empresas com a satisfação de seus clientes, a melhoria contínua de seus processos e produtos e, consequentemente, a obtenção de resultados extraordinários.