Os principais produtos fabricados a partir da cana de açúcar trabalho perguntas
R: Seus produtos hoje são largamente utilizados na produção de açúcar, álcool combustível, melaço (que, juntamente com as espumas e depois o caldo de cana, foram utilizados para a fabricação de cachaça) e mais recentemente, biodiesel:[3]
O destino do açúcar produzido no pais
R: O açúcar no Brasil Colônia era produzido no Brasil e Exportado para o mercado europeu ( era a Holanda que investia nos engenhos de açúcar no Brasil, o Transporte e a refinação desse açúcar em Portugal)
Os meios de transporte utilizados para transportar a cana até as usinas
R: O transporte da lavoura até a unidade industrial é feito em sua maioria por caminhões (transporte rodoviário). Cada carga transportada, pesa aproximadamente 16 toneladas. Hoje há caminhões com capacidade de até três ou quatro carrocerias em conjunto, aumentando muito a capacidade do transporte. Depois de cortada e transportada para a Usina, a cana-de-açúcar é enviada para a moagem, onde se inicia o processo de fabricação do açúcar e do álcool.
As condições de trabalho das pessoas empregadas na corte de cana
R: O esforço excessivo e os movimentos muito bruscos, além da postura inadequada durante o corte geram câimbras e dores musculares. Os acidentes de trabalho mais comuns envolvem cortes com o facão nas mãos, antebraços, pés e pernas. Também acontecem ataques de animais peçonhentos, especialmente cobras. Além da falta de higiene.
Sobre o processo de produção da açúcar utilizado nos engenhos. Verifique quais foram as mudanças que ocorreram nesse processo de uma época para a outra.
R: A produção do açúcar seguia uma lógica de funcionamento nos engenhos coloniais. Existiam duas principais formas de engenho: os movidos ou deslocados por força animal (que eram chamados de trapiches); e os engenhos movidos por força hidráulica, ou seja, movidos pela água (denominados reais).
O imperador D. Pedro II, através de Lei de 1875, propõe um programa de