Administração do futuro
CARVALHO, Daiane Cristina
O presente artigo terá como tema central o estudo sobre o Etanol de cana de açúcar, com finalidade de esclarecer dúvidas sobre esse combustível verde e ainda os benefícios que proporciona aos Brasileiros, sendo ele um combustível barato e em larga escala. Será também abordado como é feito o etanol, a competitividade entre seus fabricantes. Os benefícios e malefícios por ele proporcionado.
O Etanol (Nome técnico do álcool etílico combustível), sua matéria prima mais conhecida e favorável é a cana de açúcar, mas pode também ser produzido por outras matérias primas como milho, trigo e a beterraba. Etanol é considerado uma fonte de energia natural, pura, limpa, sustentável, renovável, e também mais democrática que os combustíveis fósseis, devido oferecer flexibilidade, a qual os demais não oferecem. No Brasil essa substância é também usada como combustível de motores de explosão, existe etanol hidratado sendo com 5% de água, esse é o que abastece os automóveis flex, e o etanol anidro, com 0,5% de água, misturado na gasolina numa proporção de 20% a 25%. O etanol é o mais comum dos álcoois. Os álcoois são compostos que têm grupos hidroxilo ligados a átomos de carbono sp3. Podem ser vistos como derivados orgânicos da água em que um dos hidrogênios foi substituído por um grupo orgânico.
Nos dias atuais a fabrica de etanol vem cada vez mais se modernizando e industrializando, mas antigamente o precesso da fabricação era bem natural e espontaneo, a fermentação era feita de alguns produtos vegetais como por exemplo os açucares, começaram a expandir com a descoberta da destilação – procedimento adquirido pelos arabes; Com isso o mercado vem cada vez mais se tornando flexivel e viavel, acompanhado de um crescimento lucrativo e boa rentabilidade, sustentabilidade ao Brasil.
Essa acessibilidade que o etanol proporciona nos disperta uma curiosidade, o que é um carro flex?
Refere-se a um automovel capaz de