O futuro da administracao
CAPÍTULO 3
UM PROGRAMA DE
INOVAÇÃO EM GESTÃO
INTRODUÇÃO
Segundo o autor, como seres humanos, somos definidos pelas causas a que servimos e pelos problemas que lutamos para superar. A paixão em solucionar problemas extraordinários que cria o potencial de realizações extraordinárias. Então, para inventar o futuro da gestão, será necessário uma paixão por alguns desafios muito específicos e muito nobres.
SEJA OUSADO
Segundo o autor, a inovação em gestão foi apenas incremental, devido, principalmente, à falta de ousadia das empresas nos problemas a atacar. Cita o exemplo da General Electric, onde seu chairman estabeleceu uma meta de crescimento de faturamento como sendo o dobro da taxa de crescimento do PIB. Nenhuma empresa tinha conseguido sustentar esse tipo de crescimento até então, mas isso não impediu que o chairman da empresa assumisse o desafio.
Menciona ainda que grandes problemas podem ser resolvidos sem a necessidade que a empresa assuma grandes riscos e que mesmo que o problema a ser enfrentado é grande demais, qualquer avanço, por menor que seja, ainda assim pode proporcionar grandes dividendos.
Complementa que problemas banais geram resultados banais e assim sendo, para resultados realmente visíveis, a empresa precisa atacar os problemas grandes. Salienta ainda que nem sempre há necessidade de assumir grandes riscos para resolver um grande problema. A inovação seria um processo iterativo onde a solução surge à base da tentativa e erro. Salienta ainda que é preciso inventividade, coragem e perseverança para solucionar grandes problemas.
Nas palavras do autor, caso o gestor ainda não tenha em mente quais os desafios ou problemas a serem enfrentados, deve fazer as seguintes indagações: a) quais são os desafios mais difíceis a serem enfrentados pela sua empresa no futuro; b) algo que a empresa não consegue fazer ao mesmo tempo que outra coisa, e quer fazer; c) qual o descompasso entre retórica e realidade