Fermentação Alcóolica
O Álcool tem como matéria prima a Cana de Açúcar. Com o aumento da demanda por combustível e de formas sustentáveis para a obtenção e uso m poudo mesmo, torna-se ainda mais necessário o investimento nessa área. Uma das melhores razões para se investir nesse setor é o fator relacionado a sustentabilidade já que o álcool, quando utilizado como combustível, tem uma emissão de gás carbônico em taxas bem menores em relação a gasolina. No Brasil a utilização do álcool como combustível ou como aditivo á gasolina pode ter surgido desde 1920, mas foi na década de 1931 que o Etanol passou a ser oficialmente adicionada a gasolina que seria importada. Com condições dadas pelo governo, o setor sucroalcooleiro do Brasil se tornasse um dos mais modernos do mundo apenas três anos depois. Nos últimos 30 anos o Álcool vem sendo um fator de grande relevância no crescimento econômico do país concorrendo até mesmo com o petróleo.
A indústrias que investem nesse setor estão buscando cada vez mais explorar técnicas para uma produção mais eficaz e com menos perdas, para se manterem ativas no mercado. Produtos e técnicas inovadoras estão sempre sendo lançadas com a finalidade de ampliar e/ou criar melhores resultados.
Para obter Álcool é necessário organizar e controlar um sistema industrial que utiliza vários processos, um dos mais importantes e complexos é a fermentação. Esse processo utiliza microorganismos que são de suma importância para a obtenção do Etanol, que é o combustível propriamente dito.
A fermentação é, dentro da produção de álcool, um fator vital e sem ela não há como obter o produto final. Mas porque se deve ter tanta preocupação com esse processo e o que ele tem de tão importante dentro da fabricação?
1.1 Objetivo Geral
Esclarecer as duvidas referentes ao processo de fermentação, assim como ampliar o conhecimento.
1.2 Objetivos Específicos
Descrever o processo
Discutir os métodos utilizados
Analisar os aspectos