Fermentação Alcoólica
Como ocorre a fermentação alcoólica? A fermentação alcoólica ocorre em condições anaeróbicas (ausência de oxigênio) em que ocorre a glicose, depois a descarboxilação (é removida uma molécula de CO2) e depois forma-se etanol. Neste processo os compostos orgânicos não são completamente degradados, por isso a energia obtida é reduzida (2ATP). Na fermentação alcoólica as duas moléculas de ácido pirúvico produzidas são convertidas em álcool etílico, com a liberação de duas moléculas de gás carbônico e a formação de duas moléculas de ATP. O homem utiliza o álcool etílico na fabricação de bebidas alcoólicas (vinhos, cerveja) e combustível, e o gás carbônico é importante na fabricação do pão.
Quem faz a fermentação alcoólica? A fermentação alcoólica é realizada pela ação de leveduras (fungos unicelulares), principalmente a Saccharomyces cerevisiae.
Qual o produto final e saldo energético? Saldo Energético: duas moléculas de ATP. Produto final: Etanol.
UTILIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
FERMENTAÇÃO DO VINHO A fermentação do açúcar de uvas é realizada por leveduras (principalmente Saccharomyces cerevisiae) que existem na casca das uvas. O CO2 liberta-se para a atmosfera no decurso da fermentação (o vinho ferve) e a concentração de etanol, que é o produto desejado, vai aumentando. O etanol torna-se tóxico para as leveduras quando atinge uma concentração de cerca de 12% e a fermentação termina.
FERMENTAÇÃO DA CERVEJA É fabricada com malte (grãos de cevada seco), materiais ricos em amido (arroz, milho ou sorgo), lúpulo, água e leveduras das espécies Saccharomyces cerevisiae principalmente. Antes de iniciar a fermentação provoca-se a sacarificação (produção de açucares simples a partir do amido) na mistura de cereais. Durante a fermentação, as leveduras convertem os açucares em etanol e CO2 e pequenas quantidades de