Trabalho de historia
Nome: Bárbara Blanda Peres Moura
Turma: 2N2.
Professora: Janisse
Escola: E.E.E.M.F. Sizenado Pechincha
PERGUNTAS E RESPOSTAS
1) Explique as consequências do contato entre portugueses e indígenas no inicio da colonização.
A colonização do Brasil não foi pacifica, pois teve como características principais a exploração territorial, uso de mão-de-obra escrava, utilização de violência para conter movimentos sócios e apropriação de terras indígenas.
2) O que eram as missões (ou reduções) jesuítas? Quais eram seus objetivos?
As missões jesuíticas na América, também chamadas de reduções, foram os aldeamentos indígenas organizados e administrados pelos padres jesuítas no Novo Mundo, objetivo principal das missões jesuíticas foi o de criar uma sociedade com os benefícios e qualidades da sociedade cristã europeia, mas isenta dos seus vícios e maldades.
3) Explique o significado da Antropofagia para os povos indígenas.
Para os indígenas, se alimentar de uma pessoa significava adquirir algumas habilidades da mesma, por isso algumas tribos antropófagas, durante uma guerra, costumavam comer os melhores guerreiros inimigos, na tentativa de obter força e coragem.
4) Aponte as transformações culturais nas relações entre EUROPEUS e INDIGENAS.
A cultura do colonizador incorporou elementos da cultura dos Tupis-guaranis. A presença da mandioca e seus derivados na alimentação brasileira, o hábito de dormir em redes, o consumo de chimarrão do Sul do país e do tererê no Centro-Oeste são elementos da cultura indígena que permanecem ainda hoje na cultura brasileira.
Os europeus que vieram habitar as terras conquistadas também se transformaram. A língua portuguesa sofreu influencia do tupi, a alimentação incorporou ingredientes e receitas indígenas e mesmo valores como casamentos nos moldes cristões foram esquecidos em vários momentos. Isso ocorreu, por exemplo, com João