Gesta o de Projetos
Módulo: 3 - Gestão de Projetos
Título: Discutir sobre os aspectos críticos e os caminhos para lidar, de maneira mais efetiva, com o desafio de eliminar as distâncias e as diferenças entre as organizações, as regiões e as culturas mundiais.
Aluno:
Disciplina: Gestão de Projetos
Turma:
Introdução
Atualmente, vivemos constantes mudanças no mercado corporativo. Novas tecnologias e serviços surgem a cada instante. As empresas precisam antecipar-se para melhorar seus produtos e serviços.
Uma prática que vem sendo cada vez mais utilizada é o investimento em pessoas qualificadas na área de gerenciamento de projetos. Surgiu em 1969 o PMI – Project Management Institute – um associação para gerenciar projetos. Conforme um guia produzido pelo PMI, o PMBoK – Project Management Body of Knowledge – há nova áreas à serem trabalhadas: Gestão de Integração, Gestão do Escopo, Gestão de Tempo, Gestão de Custos, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão das Comunicações, Gestão de Riscos e Gestão de Aquisições. Todo projeto tem um objetivo e duração determinada, onde há início, meio e fim.
Empresas buscam profissionais qualificados nessa área para crescerem no mercado corporativo.
Outra prática que vem sendo utilizada também é a internacionalização de empresas. Antônio Alexandre da Costa Abrantes define internacionalização: “ à atuação em diferentes nações conduzindo movimentos de fatores de produção como: transferências de capital, desenvolvimento de projeto em cooperação com parcerias estrangeiras ou simplesmente comercializando os seus produtos noutros países ”.
Esse prática consolida as empresas num mercado cada vez menor, visto que, com a globalização, as distâncias entre os países e continentes diminuiu; é possível comprar, falar e trocar informações com qualquer país em qualquer horário com muita rapidez.
Abordaremos alguns aspectos referente às distâncias e as diferenças que existem entre as organizações, regiões e