Madaline Leininger resenha

599 palavras 3 páginas
Madaline Leininger enfermeira Norte- americana dedicou-se ao estudo entre Antropologia e Enfermagem. Sua teoria principal era teoria diversidade e universalidade do cuidado cultural na década de 50 e que se estende 2000 a 2009.
A história é de um povo norte- americano, o EUA recebeu muitos imigrantes, podemos dizer que foi três fase de imigração, a primeira foi de 1850 a 1930, a segunda 1930 a 1965 e a terceira fase 1965 aos dias atuais.Em 1950 a historia foi formada pela guerra fria e também por uma grande explosão demográfica e pelo inicio dos direitos civis e movimentos feminista, nessa época a Antropologia vivia o crescimento da escola relativista cultural norte-americana em contraposição à escola Evolucionista.
A Antropologia americana dos princípios do século xx se opõe ao evolucionismo e elabora uma perspectiva teoria o Relativismo cultural que acentua as diferenças culturais, afirmando que toda expressão , toda crença tem significado e validez apenas no contexto ao qual pertence. Os trabalhos produzidos nesse tempo observava a doença como um fenômeno biológico objetivo, tal como ciência medica ocidental a define, foi nesse contexto diversificado por inúmeras mudanças que a enfermeira Madeline Leininger sensibilizou-se para o estudo.
A teoria de Madeline Leininger refere-se à acomodação e negociação, podemos inferir que a negociação leva a uma ideia mais dinâmica de ação e a acomodação da ideia de enquadramento. O que despertou seu interesse foi a percepção de diferentes comportamentos entre crianças portadoras de transtorno mental, de um lar de orientação infantil na qual ela trabalhava, ela conclui que as diferenças tenham uma base cultural para conhecimento cultural era o que faltava na enfermagem para um atendimento adequado.
Com final da segunda guerra mundial o combate ideológico entre vencedores impôs uma nova pauta internacional e as migrações de varias formas, a divisão dos campos em disputa a Europa voltaria a ser lugar de saída de grande

Relacionados