Os pre-socraticos
Os Pré-Socráticos
Os pré-socráticos são os filósofos, que viveram na Grécia antiga e suas colônias. São assim chamados por terem vivido antes de Sócrates, um marco na história da Filosofia. A primeira questão dos pré-socráticos é sobre a natureza, sua concepção e sua determinação, por sempre partirem da concepção do mundo como ordem natural. São conhecidos como physikoi, que significa físico, porque eram pesquisadores da natureza.
Para eles a natureza não se confunde com os fenômenos naturais como para nós, é aquilo que brota e permanece em um brotar e pode ser vivido por toda parte enquanto durar e observável como tal. A seguir os principais filósofos pré-socráticos.
Tales de Mileto
Foi considerado o primeiro teórico a criar um pensamento mais sistemático fundado em bases racionais. É o primeiro filosofo da linha de pensamento dos pré-socraticos.
Nascido em Mileto, uma colônia grega na região da Jônia, foi matemático, astrônomo e negociante. Sempre foi tido como um sábio por todos na sua cidade, e com suas habilidades acabou se tornando um ótimo mercador e supostamente com bastante posses.
Mas tudo que sabemos sobre Tales são graças aos comentários feitos por os pensadores que o sucederam, como Aristóteles. Como sabemos, foi o primeiro filósofo grego, e ele que inaugurou a corrente dos pensadores da Physis que buscavam entender e explicar a sua origem. A physis pode ser traduzida como natureza, mas a ideia é mais ampla que o simples fator temporal da natureza. Engloba uma ideia de origem, movimento e transformação de todas as coisas.
Para Tales, o começo de todas as coisas se dava no elemento água, ou seja tudo tinha água como elemento principal. Que iriam se transformando em novas formas de vida e criando tudo que temos, através desse ciclo de mudança da água. Alguns acreditam que foi o pai da filosofia unitarista, por acreditar em um só elemento principal de todas as coisas, como já vimos a água.
Mas o