Os "por quês" de uma formação
ALUNO.............
RELATÓRIO DA PALESTRA
OS “PORQUÊS” DE UMA FORMAÇÃO
CIDADE
ANO
ALUNO..............
RELATÓRIO PALESTRA
OS “PORQUÊS” DE UMA FORMAÇÃO
Relatório apresentado à Coordenação do curso Superior de Serviço Social da Universidade Anhanguera, como requisito para obtenção de carga horária de atividades complementares.
Tutora:
CIDADE
ANO
A palestra fora ministrada pelo Profº Potiguara Acácio Pereira, coordenador do Curso de Pós Graduação em Formação de Professores para Educação Superior Jurídica, tendo como tema principal, os “porquês” de uma formação, visto que esta temática é de fundamental relevância para que possamos compreender as bases que constituem a formação pedagógica.
Com o intuito de ajudar os docentes da área, no desenvolvimento de suas aulas em sala, e para que esses profissionais desempenhem seu papel de forma eficaz, o curso foi estruturado e concentrado em sua maior parte em Metodologia da Pesquisa, envolvendo assim, eventuais problemas que um professor possa encontrar em sala de aula.
As dificuldades iniciais para se compreender o que é formação, decorre muitas vezes, por não haver cursos de formação voltados para a pesquisa. Segundo o profº Potiguara, no Brasil a pedagogia se confunde com a educação, assim, a pedagogia é vista como uma prática tal como é a educação. E se a pedagogia fosse tratada como ciência, isso melhoraria muito a atuação dos professores.
Por conta disto, a palavra Formação, pode ter um sentido vago diante da falta de um dicionário específico de pedagogia, já que sua definição em um dicionário comum de Língua Portuguesa é: s.f. Ação ou efeito de formar ou formar-se, definição que pouco evidencia a real importância do conceito de formação.
Todo professor tem que ser pesquisador. Preocupar-se com a aprendizagem e não com o ensino, orientando os caminhos que o aluno deve seguir, utilizando ferramentas que ajudem no processo de formação, como a internet, por