Os Pensadores Clássicos Platão versus aristóteles
PLATÃO VERSUS ARISTÓTELES1
Introdução
Os pensamentos de Platão e Aristóteles foram dominantes até o século XVI, e durante a idade média eles foram conciliados aos preceitos cristianizas. De forma que vários pesquisadores tentarão harmonizar suas ideias para pensar na forma de governo que perdurou durante toda a Idade Média. Sua filosofia tem grande importância para os estudos da política até hoje. Nesse artigo algumas de suas ideias estão condensadas e contrapostas.
Platão
Estima-se que Platão viveu entre 430 e 347 a.C., é o fundador da Academia em Athenas. Sua filosofia originou vários pontos centrais do pensamento ocidental, principalmente a política, mas além desse, seus estudos também contemplavam outros pontos como epistemologia, metafísica e ética. Seu pensamento filosófico conhecido hoje advém de seus textos, onde através do diálogo de personagens históricos, Sócrates sendo o mais famosos deles, Platão exprime suas teorias.
Um de seus textos mais ilustres é “A Republica”, nele o autor se destaca tratando de política, verdade, ético. Sua filosofia visa principalmente uma “reflexão geral sobre as condições ideais de realização do bem, da moral e da verdade”. Ele enaltecia a virtude e a ética e as atrelava a vida politica. Nesse texto, especificamente em “O Mito Da Caverna” também encontramos sua tese sobre a realidade inteligível, da qual só é possível tomar conhecimento ao nos afastarmos do que nos é mostrados pelos nossos cinco sentidos. Platão diz que para termos o conhecimento da verdade, da realidade inteligível, não podemos tomar com verdade aquilo capitado pelos sentidos, pois eles não nos mostram a “realidade” e sim uma aparência, restringindo-nos a um mundo imperfeito e falho. Para se conhecer a verdade, transcender-se para o Mundo das Ideias, que é superior ao que sensível, é necessário um questionamento daquilo que capitamos o que só pode ser conseguido através da razão.
Partindo desse princípio Platão faz