histori
Psicologia – 2º Semestre
Memória do Semestre
História da Psicologia
Santos, 2014
Introdução
O objetivo deste trabalho é mostrar a contribuição do laboratório de Wundt em Leipzig; abordar Titchener e os princípios básicos da Gestalt e até mesmo do behaviorismo de John B. Watson, para compreender a história da psicologia. Para compreender como chegamos a esta psicologia que estará sendo aqui apresentada, precisamos antes compreender as raízes anciãs da psicologia, que nasceu do mito e se tornou filosofia, tendo um salto no renascimento e tendo contribuições de Descartes e Wundt. A psicologia passou por diversos tempos, idades, culturas e modificações até que chegasse no período colonial no Brasil, assunto que será amplamente explorado nesse texto.
CONTRIBUIÇÃO DE WUNDT PARA A PSICOLOGIA
Wilhelm Wundt, nascido em 1832, Alemão, foi filósofo e médico além de psicólogo a quem é atribuído o título de pioneiro na psicologia experimental. Após a publicação da primeira edição de seu livro “Fundamentos da Psicologia Física” (1873), Wundt lançou uma revista de pesquisas cientificas e criou um laboratório de psicologia em Leipzing, além de poucos anos depois publicar livros de psicologia social.
“Wundt é antes de tudo um filósofo, que formulou um sistema de filosofia, uma teoria do conhecimento, uma ética e uma metafísica. Sem uma adequada compreensão de seus escritos filosóficos, os problemas relativos à interpretação de sua psicologia não poderão ser satisfatoriamente resolvidos. (Araújo, 2005).”
Em 1862 Wundt criou três metas para sua vida, a criação de:
(a) uma psicologia experimental;
(b) uma metafísica científica;
(c) uma psicologia social.
A segunda meta de Wundt, que foi elaborada entre 1880 até 1900, era da criação de uma metafísica ou filosofia científica. Ele elaborou três obras que formam a metafísica cientifica: uma de