histori
2. Quem foi?Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleitopresidente do Brasil nas eleições de 1955,tendo João Goulart (Jango) como vice-presidente.Assumiu o governo no dia 31 de janeiro de1956, ficando no poder até 31 de janeiro de1961, quando passou o cargo para JânioQuadros.
3. Principais Feitos
4. Plano de MetasNo começo de seu governo, JK apresentou aopovo brasileiro o seu Plano de Metas, cujo lemaera “cinqüenta anos em cinco”. Pretendiadesenvolver o país cinqüenta anos em apenascinco de governo.O plano consistia no investimento em áreasprioritárias para o desenvolvimento econômico,principalmente, infra-estrutura (rodovias,hidrelétricas, aeroportos) e indústria.
5. Desenvolvimento industrialFoi na área do desenvolvimento industrial que JK tevemaior êxito. Abrindo a economia para o capitalinternacional, atraiu o investimento de grandes empresas.Foi no governo JK que entraram no país grandesmontadoras de automóveis como, por exemplo, Ford,Volkswagen, Willys e GM (General Motors). Estas indústriasinstalaram suas filiais na região sudeste do Brasil,principalmente, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro eABC (Santo André, São Caetano e São Bernardo).
6. As oportunidades de empregosaumentaram muito nesta região, atraindotrabalhadores de todo Brasil. Este fato fezaumentar o êxodo rural (saída do homem docampo para as cidades) e a migração denordestinos e nortistas de suas regiões para asgrandes cidades do Sudeste.
7. É impossível falar de Brasília e não lembrar JK
8. Construção de Brasília: a nova capitalAlém do desenvolvimento do Sudeste, aregião Centro-Oeste também cresceu e atraiuum grande número de migrantes nordestinos.A grande obra de JK foi a construção deBrasília, a nova capital do Brasil.
9. Com a transferência da capital do Rio deJaneiro para Brasília, JK pretendia desenvolvera região central do país e afastar o centro dasdecisões políticas de uma região densamentepovoada.Com capital oriundo de