artigo sobre gastrite
Andréa Pacheco
33
Prevalência de infecção por Helicobacter pylori em adolescentes com dor abdominal
INTRODUÇÃO
A infecção pelo Helicobacter pylori (HP) é uma doença crônica encontrada em mais da metade da população mundial, sendo a maior causa de gastrite crônica e doença ulcerada péptica, tanto em adolescentes e crianças quanto em adultos, e um importante fator de risco para o desenvolvimento do linfoma associado a tecido linfóide (MALT) e carcinoma gástrico(1, 4). A infecção pelo HP quase sempre é adquirida na primeira infância e normalmente persiste por várias décadas da vida, a não ser que seja instituído um tratamento específico.
Acredita-se que a infecção seja adquirida em torno de 6 anos de idade(2, 3, 5).
O HP é uma bactéria móvel, gram-negativa espiralada, flagelada, produtora de urease, com duas décadas de vida. Está presente em, aproximadamente, 50% da população de todo o mundo, principalmente nos países subdesenvolvidos, mas também é encontrada nos habitantes de países desenvolvidos.
Embora metade da população mundial esteja infectada com esse organismo, 80% dos indivíduos permanecem sem nenhuma evidência clínica de doença. Portanto, vários fatores, inclusive a aquisição na infância, o tipo de cepa da bactéria, a predisposição genética do hospedeiro e o meio ambiente, parecem estar relacionados à sua fisiopatogenia(14).
EPIDEMIOLOGIA
A causa exata da infecção pelo HP ainda não foi determinada. Alimentos ou água contaminados são considerados importantes fatores de risco para o início desse tipo de infecção. Estudos laboratoriais têm demonstrado que o HP pode sobreviver por uma semana na água.
Apesar de o assunto não estar totalmente esclarecido, estudos epidemiológicos sugerem a
Adolescência & Saúde
transmissão pessoa-pessoa, mas também fecal-oral ou oral-oral. Esta última pode ser o desfecho de como a bactéria é transmitida.
Fatores relacionados à pobreza têm sido repetidamente