GASTRITE
Os distúrbios do sistema digestório mais freqüentes são devidos a hábitos alimentares não-recomendáveis e a qualidade dos alimentos consumidos, quanto à forma de consumir os alimentos ³.
O termo gastrite significa, literalmente, a reação inflamatória da parede do estômago. Quando primária, a inflamação irrita a mucos.
Quando usada sem outras especificações, o termo gastrite se refere a processo inflamatório primário da mucosa gástrica. Na linguagem, com tudo o termo costuma ser usado de modo amplo para indicar estados clínicos acompanhado de queimação ou dor epigástrica, desconforto abdominal sintomas esses nem sempre associados a infiltrado inflamatório na mucosa gástrica. Como tais manifestações nem sempre implicam a existência de gastrite e, portanto, não tem relação com a existência de infiltrado inflamatório na mucosa gástrica esses quadros são muitas vezes rotulados de dispepsia funcional. Dentro dessas condições, dispepsia funcional constitui entidade clinica e gastrite, condição histopatológica sem quadro clinico especifico e, em certos indivíduos, assintomáticos4.
1. GASTRITE
A gastrite é uma doença inflamatória que se caracteriza por acometimento da camada de tecido mais superficial que reveste o estômago, chamada de mucosa gástrica. A inflamação desenvolve-se como uma resposta normal do organismo quando ocorre uma agressão à sua integridade. Entretanto, essa resposta normal pode levar ao desenvolvimento de sinais e sintomas característicos dessa doença. A agressão que acelera o processo pode ser aguda ou crônica com isso podemos classificar diversos tipos de gastrite ¹.
1.2 Gastrite Aguda
São geralmente classificadas como erosivas e não erosivas. São causadas por agentes infecciosos e toxinas, sendo mais comum salmonella, shigella, staphylococcus, vírus e treponema pallidum; agentes químicos como álcool, medicamentos tóxicos; radiações e lesões térmicas; estresse ².
1.3 Gastrite crônica
É um