Os Mártires da Igreja Primitiva
Instituto Teológico Quadrangular – ITQ
Curso Livre em Teologia – Missão Integral da Igreja
2014
RESUMO
Houve muitos mártires marcantes na igreja primitiva, entre eles está o Estevan, que foi o primeiro a ser martirizado, teve também Tiago irmão de João, Tiago irmão de Jesus, Simão Pedro, Paulo, André, Bartolomeu, João, Timóteo, Inácio, Policarpo, entre outros. Por fim, quanto mais a igreja de Cristo é perseguida, mais ela cresce.Palavra-chave: Os Mártires
Desde a época dos apóstolos até os dias de hoje houve cerca de quarenta milhões de mártires, segundo o escritor e pastor James Kennedy, e a maioria dessas mortes ocorreu e ainda ocorrem nesse século. Nesse trabalho vamos conhecer a história dos mártires mais marcantes da igreja primitiva.
Na época dos apóstolos Estevan foi o primeiro mártire da igreja cristã. A Palavra de Deus nos conta (At. 7.54-60), que Estevan foi apedrejado até a morte, e suas últimas palavras ao morrer foi: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”. E logo pediu para que o Senhor perdoasse aqueles que o haviam apedrejado.
Tiago, irmão de João, foi decapitado pela ordem do rei Herodes Agripa I. Clemente de Alexandra. Tiago foi o primeiro dos apóstolos a ser morto por causa da Palavra de Deus.
No ano 63 d.C. Tiago, irmão de Jesus, foi espancado e apedrejado até a morte pelos judeus enquanto isso ele orava pelos seus inimigos. Tiago tinha 99 anos quando isso aconteceu. Isso ocorreu porque os judeus pediram para ele falar em uma das galerias do templo que Jesus não era o Messias, e ele fez ao contrário, falou que Jesus era o filho de Deus e juiz do mundo.
Simão Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, por sua escolha, pois disse que não era digno de ser crucificado da mesma maneira que o Senhor Jesus. Pedro ao saber que Nero o procurava para mata-lo fugiu da cidade da onde estava, mas ao chegar à porta viu ao Senhor Jesus vindo ao seu encontro, e Pedro perguntou aonde Ele iria, e Jesus respondeu que