Historia do Cristianismo
Por
André Luiz da Costa Nascimento
Eduardo de Amorim Freire
Luiz Antonio Almeida de Paula
Resumo do capitulo 3 do livro O cristianismo através dos séculos, o avanço do Cristianismo no império até 100, em cumprimento as exigências da disciplina História do cristianismo e teologia I, do professor Cleber Diniz Torres, para o curso de bacharel em teologia.
Seminário teológico Batista de Nova Iguaçu
Setembro de 2013.
O avanço do Cristianismo no império até 100
Deve-se considerar que Cristo é mais o fundamento da igreja do que o fundador da mesma.
Fica evidente que lê faz uso do tempo futuro em Mateus 16.18,. Lucas diz que em seu evangelho estava fazendo um relato “acerca de tudo quanto Jesus começou a fazer e ensinar” (AT. 1.1), enquanto em Atos ele narra a fundação e a divulgação da Igreja Cristã pelos apóstolos, sob a direção do Espírito Santo. Até mesmo os discípulos compreenderam mal a natureza espiritual da missão de Cristo, porque quiseram saber se, após sua ressurreição, ele restauraria o reino messiânico (At.1.6). Em vez disso, Cristo lhes disse que, depois de capacitados pelo Espírito Santo, eles teriam a tarefa de testemunhar a respeito dele “em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra” (At.1.8).
A fundação da Igreja em Jerusalém.
O Espírito Santo teve papel preponderante na fundação da Igreja Cristã. Isso estava de acordo com a promessa de Cristo, nas ultimas semanas de sua vida, de que enviaria “um consolador” que lideraria a Igreja após a sua ascensão. Um estudo detalhado de João 14.16-18; 15.26-27 e 16 7-15 mostrará claramente a função do Espírito Santo na Igreja Primitiva.
Realmente, os focos do livro de Atos são o Cristo crucificado e ressurreto como o assunto da pregação apostólica, e o Espírito Santo como Capacitador e Guia da comunidade cristã a partir do pentecoste. O Espírito Santo se tornou o agente da trindade na mediação da