historia do cristianismo
ATIVIDADE “1”
História é uma palavra com origem no antigo termo grego "historie", que significa "conhecimento através da investigação", sendo assim, definimos que a História é a ciência que investiga o passado da humanidade e o seu processo de evolução. A História da igreja vem traduzir um relato interpretado da origem do cristianismo, seu progresso e impacto sobre a sociedade. Com o estudo histórico, coletamos um conjunto de informações sobre processos e fatos ocorridos no passado, que vem a contribuir para nossa compreensão do presente, tendo como referência um lugar, uma época, um povo ou um indivíduo específico.
Com base no desenvolvimento humano, percebemos a transformação na maneira de se olhar a história. No Brasil, por exemplo, há um déficit de pesquisas no campo das religiosidades. O texto “Memórias de uma ausência” vem salientar essa problemática e, ao mesmo tempo, destacar que entre as grandes lacunas das pesquisas para o desenvolvimento do país está a ausência da historiografia eclesiástica, principalmente a protestante. Os poucos livros sobre a história da igreja no Brasil privilegiam uma única religião, descrevem histórias com interpretações amadoras e viciadas, remetendo o povo a inverdades e dúvidas sobre o assunto. A sociedade brasileira, principalmente os interessados pelo assunto, não querem lidar com uma história amadora, inverídica e fragmentária, mais parecida com fabulas e construída sem métodos e documentos, anseia-se pela verdade, por uma história verdadeira.
A historiografia brasileira recebeu ao longo dos anos forte influência de determinados segmentos que manipularam intensamente o imaginário dos brasileiros, consequentemente o que foi herdado como história do Brasil precisa ser revisto.
Concluímos, no entanto, que ainda há muitas “peças importantes” a serem inseridas neste grande “quebra cabeça”, e que a historiografia do Brasil necessita de pesquisas científicas, pautada em sólidos documentos, com