Historia do cristianismo
Nesse trabalho vai ser abordado o incêndio de Roma, vamos ver as possíveis causas e possível culpado desse incêndio, é um tema extenso e até muito discutido, será que foi Nero o verdadeiro culpado pelo incêndio?
Nero
Nero Claudio Augusto Germânico foi o imperador romano durante o ano 54 a 68 da era cristã e até hoje é uma das figuras mais importantes e polemicas da historia.
Nero nasceu em 15 de dezembro de 37 em Anzio, que hoje é a atual Italia. Ele se tornou imperador numa época de esplendor do Imperio Romano, por volta do ano 54.
Nos primeiros anos de seu governo ele era considerado um bom administrador, ele usava a violência e as armas para combater as revoltas que aconteciam nas províncias. Ele não tinha muito interesse nas guerras de expansão.
Nero deixava ser influenciado em algumas decisões politicas por pessoas próximas a ele, como por exemplo, sua mãe Agripina, não somente decisões politicas, mas militares e econômicas também.
Era muito inteligente e com qualidades artísticas e literárias, pois tinha como precetores o filósofo Séneca e o prefeito dos pretorianos Burro. Era muito vaidoso, prepotente e sanguinário, mandou assassinar o irmão Britanico, a mãe , as suas esposas, além de inúmeros patrícios, cavaleiros e senadores.
Devido a essas atitudes e personalidade, Nero era apontado como principal suspeito do grande incêndio em Roma.
Incêndio de Roma
Esse grande incêndio ocorreu em julho de 64, e é até hoje um dos mais famosos crimes da historia.
O incêndio começou no centro comercial de Roma, em volta do Circo Máximo. O fogo rapidamente tomou conta das ruelas e se espalhou pelas construções romanas que eram baseadas em madeira o que facilitou o alastramento do fogo.
O incêndio durou seis dias ate que tivessem controle do fogo, mas alguns focos reacendiam e com isso durou mais três dias.
Dois