Circuitos rl erl
Circuitos resistivos e capacitivos
Introdução
Neste capítulo, faremos a análise de circuitos de corrente alternada (abreviado por CA ou AC, em inglês), que são os circuitos constituídos por componentes alimentados por fontes de tensão ou corrente alternada. Em contraste com a corrente contínua CC, que tem amplitude constante, a corrente alternada CA tem amplitude dependente do tempo. Na maioria dos casos segue a forma de uma onda senoidal ou harmônica. Na sua origem, o sinal senoidal é produzido no gerador elétrico através da movimentação de uma bobina de cobre dentro de um campo magnético, causando a indução de uma tensão CA. A freqüência é de 60 ciclos/s (Hz), podendo existir também sistemas de geração em 50 Hz. À partir da tensão CA são obtidas os outros tipos de tensões/correntes elétricas que, doravante serão denotados por sinais.
Tipos de Sinais
Genericamente, além da tensão/corrente senoidal, mostrada no item (a) da Fig. 1, outras formas de sinais de tensão/corrente CA de aplicação em circuitos eletrônicos podem ser descritos como sinais variantes no tempo.
(a)
(b)
(c)
(d)
Fig. 1 Tipos de sinais variantes no tempo: (a) senoidal ou harmônico, (b) degrau, (c) impulso e (d) rampa. Circuitos de corrente alternada 1
Sinal Senoidal
O sinal senoidal, também conhecido por sinal harmônico, é freqüentemente encontrado em sinais de alimentação de energia, por causa das características do sistema de geração e transmissão de energia elétrica. Uma onda senoidal com amplitude e freqüência característicos são as informações que um sinal senoidal possui. A Fig. 2 apresenta um sinal de tensão senoidal, com amplitude Vp e período T. A relação entre o período T e a freqüência f é determinado pela expressão: f= 1 T (1)
Por questão de normalização, define-se a freqüência angular ω como: ω = 2πf (2)
V Vp
0 0
π
π
3π 2
2π
2
ω t
-Vp
T = período
Fig. 2 Sinal senoidal
Um sinal de tensão