Historia do Cristianismo
Disciplina: História do Cristianismo I – 1º Semestre
Professor: Dr. Marlon Ronald Fluck
Aluno: Eduardo Pereira
Data: 06/04/2013
OS PAIS DA FÉ CRISTÃ
Fluck, Marlon Ronald,Teologia dos Pais da Igreja, Cia. de escritores, Curitiba Paraná, Brasil: 2012.
O livro Teologia dos Pais da Igreja, de Fluck, Marlon, Ronald, nos mostra:
Teologia dos Pais da Igreja é uma obra fundamental para a compreensão da fé cristã, a continuidade histórica e a compreensão do cristianismo. Por isto, Fluck, M. Ronald, se propõe na obra a estabelecer um estudo que demonstre a atualidade da mensagem da Teologia dos Pais da Igreja, de forma a nortear os aspectos fundamentais da vivência cristã nos primeiros séculos. Para o autor, o ponto de partida da obra é o questionamento que conduz sobre a importância da Teologia dos Pais da Igreja. Para isto, ele apresenta uma perspectiva histórica sobre a compreensão desta importância da Igreja primitiva da Idade Média aos tempos de hoje.
1. A TEOLOGIA DOS PAIS DA IGREJA
Do surgimento até o sétimo século foi marcado por vários contra pontos que descaracterizava Cristo, como sendo no sentido ortodoxo: a Trindade e a natureza humana e divina de Cristo, e que ele veio para perfeicionar o homem. A cada qual com suas ideias heterodoxas, os Gnósticos que acreditavam possuir um conhecimento superior aos demais ou a uma verdade que por poucos era conhecida os gnósticos julgavam-se os únicos interprete da simbologia bíblica em função de seu conhecimento de interpretação a exemplo de MT. 7.7
Na reação da igreja a filosofia fica obsoleta dando lugar para liderança espiritual, os apóstolos Tiago, Pedro e João, eram a referencia teológica da igreja.
Posterior a suas mortes os apóstolos fora em intitulados pais da igreja, conforma a tradição judaica e romana.
Então surgiu o critério para determinar alguém com pai da igreja:
Doutrina ortodoxa; a vida santificada; ter o reconhecimento da grande igreja