Sensoriamento Remoto - QuickBird
TABELA 1- DADOS DO LANÇAMENTO..............................................................................5
TABELA 2 - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO SATÉLITE QUICKBIRD........................5
TABELA 3 – CARACTERÍSTICAS DOS IMAGEADORES..................................................6
TABELA 4 – VIDA ÚTIL DOS SATÉLITES QUICKBIRD....................................................6
FIGURA 1-SISTEMA QUICKBIRD.........................................................................................7
1.Introdução Satélite artificial é um sistema de equipamento modular que fica na orbita da terra ou de qualquer outro planeta com velocidade e altitude constante. O termo satélite, visto como veículo espacial e suporte de uma estrutura receptora e emissora, foi criado por Artur C. Clark, um radioamador britânico. A aplicação desse termo só foi concretizada em 1957 com o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputinik-1, que não ficou em orbita por muito tempo, mas foi o necessário para que a humanidade expandisse seus horizontes em relação a ciência tecnológica espacial.
Existe vários tipo de satélites para diversos fins, que vão desde o sistema de posicionamento global, conhecido como GPS, ate satélites científicos, os quais são utilizados para pesquisas e realizações de experiências.
Entre tantos satélites, está o que será apresentado no presente trabalho, a série de satélites comerciais QUICKBIRD é controlada pela Empresa DigitalGlobe. O primeiro satélite da série não obteve sucesso no lançamento, ocorrido no ano 2000. O segundo satélite, lançado em outubro de 2001 continua em operação e oferece imagens comerciais de alta resolução espacial.
2.Objetivo
Apresentar o satélite comercial QUICKBRD, sua historia, funcionamento e utilização.
3. O satélite QUICKBIRD
O QUICKBIRD foi projetado e construído em cooperação entre as empresas DigitalGlobe, Ball Aerospace & Technologies Corp., Kodak e Fokker Space. A