Tipos de computadores existentes
Supercomputadores – Os supercomputadores são diferenciados por sua alta capacidade de processar e armazenar informações. Produzidos na década de 60m, com tamanhos que passavam de um armário, no decorrer das décadas eles foram sendo reduzidos, atualmente os supercomputadores são produzidos com os mesmos componentes dos computadores usados em casa, porem com vários trabalhando como um só. São usados, principalmente, para pesquisas cientificas e militares ou em instituições que precisam processar enorme quantidade de informações, bem como a bolsa de valores e previsões meteorológica.
Mainframe – O Mainframe é um tipo de supercomputador, que processa enorme quantidade informações, produzidos inicialmente pela IBM na década de 40, surgiram com a necessidade das empresas em executar tarefas, que levavam dias para serem concluídas. Era preciso então criar um supercomputador capaz de executar estas tarefas em menos tempo e com mais precisão, na época foi considerado o maior projeto de uma empresa da área. Normalmente usado em ambientes comerciais, ou para uso cientifico. Os mainframes são considerados computadores comerciais de alta capacidade, que processa cargas de trabalhos de empresas de pequeno, médio e grande porte.
Minicomputador – O minicomputador é um computador com potencia intermediaria entre um supercomputador e um microcomputador. Ele permite o acesso de vários usuários, que podem acessar recursos através de um terminal. O minicomputador tem dimensões e desempenho menores que um microcomputador e são muito utilizados em aplicações de processamento de transações e como interfaces entre mainframes e redes remotas. A empresa pioneira na tecnologia dos minicomputadores foi a DEC (Digital Equipment Corporation), hoje pertencente à Compaq.
Workstation – Workstations são computadores de estações gráficas de configuração avançada, a toda prova e alto desempenho, dedicadas muitas vezes a trabalhos na área de física,