OS MULTIPLOS CONCEITOS DE EXTENSÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO SENTIDO DO ENSINO E DA PESQUISA
Dentre tantos conceitos que relacionam a extensão, podemos falar sobre a relação entre Sociedade X Universidade que se baseia na introdução da extensão universitária no campo social. A ideia é inserir o conhecimento adquirido no dia a dia universitário nas necessidades da comunidade, para a evolução da mesma através da implantação destas pesquisas em diferentes locais e épocas. O objetivo de introdução destas atividades no meio social é o mesmo, que é beneficiar a sociedade e agregar valores ao meio pedagógico.
Espelhando-se no sucesso das experiências, o Brasil adotou a mesma prática visando estes benefícios múltiplos a ambos os campos evoluídos. Portanto, o objetivo das Universidades a partir do momento que foi adotada a prática da extensão a sociedade foi prestar serviços à comunidade de maneira socioeducativa como forma de aprendizado levando estas experiências para o convívio em sala de aula.
A partir da visualização dos benefícios da extensão, esta prática tornou-se extremamente necessária para o crescimento acadêmico e social. Então, a versão adotada pelas universidades após a constatação dos benefícios trazidos principalmente a sociedade foi que seria necessário no cotidiano do aluno para sua evolução, mas tendo em vista que estas práticas são para aprimoramento e beneficio, não tirando as obrigações e responsabilidades do estado. Após anos de experiências, concluiu-se então que seria necessária uma nova formulação sobre a extensão que visaria simplesmente o objetivo de transformação da realidade da sociedade e universitária com a troca de experiências. Então, as opiniões sobre a extensão universitária são divididas entre vários autores que apontavam os prós e os contras a este tipo de metodologia aplicada, e através de análises detectaram que estas práticas são de interesse universidade x sociedade x governo. Havia os que acreditavam nos benefícios e