Resumo
1. Apresentação
A elaboração de um Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIFESP – ora adiante PDI – visa fortalecer o papel da Universidade na geração e difusão do conhecimento e o caráter público desta Instituição Federal de Ensino e Pesquisa.
O Plano é um instrumento de política institucional capaz de iluminar as disposições da Universidade em relação ao futuro coletivamente desejado, aumentando o escopo de participação da comunidade de atores relevantes. Deve também permitir que os processos administrativos incorporem maior grau de racionalidade, como forma de melhorar a capacidade de tomar decisões.
Alcançar autonomia implica em formular e implementar políticas institucionais de gestão, prospecção e avaliação, transversais a todas as atividades que a Universidade realiza. Tais políticas, no nível da instituição, balizam este PDI, estando em consonância com as disposições do Estado brasileiro em aumentar a capacidade organizacional de suas instituições, circunscritas pelas iniciativas e/ou discussões acerca dos seguintes instrumentos legais e normativos do âmbito da Educação:
ü Anteprojeto da Educação Superior (Lei da Reforma das Instituições de Ensino Superior) ü SINAES, Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, formado por três componentes principais: avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. ü Plano Nacional de Extensão, 1999 -2001. ü Lei nº 11.091, de 12 de Janeiro de 2005, dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação. ü Esta legislação determina que todas as Instituições de Ensino Superior apresente seu PDI, seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI) pertinente a graduação , pós graduação e extensão, e seu relatório da auto avaliação,coordenado por uma Comissão Própria de Avaliação, que deve ser