Liderança e motivação
RESUMO
O presente estudo tem por objetivo atender as exigências do Curso de Pós-Graduação Latu-Sensu em Gestão Empresarial e de Negócios da União das Faculdades de Jussara – UniFaj em parceria com a Universidade Católica de Goiás – UCG, para fins de obtenção de grau de especialista. Este visa à sistematização de conhecimentos teóricos na área de Administração de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional com ênfase nos temas relativos à liderança, motivação e equipe, promovendo uma análise crítica e uma discussão ampla sobre as transformações e novas tendências nas empresas atuais e, consequentemente, a atuação e comprometimento das pessoas que estão à frente destas empresas, especificamente, os gerentes.
Palavras Chaves: Gestão; Liderança; Motivação; Equipe.
INTRODUÇÃO
A administração vem sofrendo novas e fortes transformações na vida empresarial. As novas tendências estão praticamente impondo que as mudanças sejam feitas o quanto antes. As empresas que não atentarem para estas alterações poderão estar fadadas ao não desenvolvimento, ou seja, não estarão acompanhando o processo natural de aperfeiçoamento e evolução organizacional.
Verifica-se que a antiga forma de gerenciar está desaparecendo, o aspecto mais visível das mudanças são as novas relações"chefes-colaboradores". Tudo aponta para uma liderança com maior poder e autonomia oferecida aos funcionários, pois segundo este conceito as empresas se tornam mais competitivas em longo prazo. Surgindo então organizações que trabalham de forma mais humanista, com ênfase em pessoas, pois o indivíduo é o verdadeiro núcleo que move uma organização. O sucesso desta depende do nível de motivação de seus colaboradores, pois quanto maior o nível de satisfação na empresa maior o índice de sucesso, ou seja, empregados felizes e motivados: organizações bem sucedidas.
O perfil do gestor evoluiu. Juntamente com a dose de alto-gestão atribuídas aos colaboradores, o líder tem