os modos de ensinar e aprender
A enxurrada de informações e estímulos é uma dessas práticas deturpadas, pois esquecemos a qualidade da informação que está sendo transmitida e, principalmente, não são realizadas práticas que permitem a construção e apropriação do conhecimento pelo sujeito.
O afeto atravessa e transversaliza a inteligência o tempo todo. Sendo assim, na maioria dos casos não há problema do aluno em aprender, mas sim na nossa mediação enquanto professor. COMO eu ensino precisa ser substituído para como o aluno APRENDE. Ou seja, levantar os tipos de estratégias para que o sujeito incorpore a aprendizagem e traga isso para ele, proporcionando a construção de esquemas e elaboração de estratégias por meio da mediação. Explorar as formas de esquema ajuda na aprendizagem significativa.
Esse processo parte da teoria da Metacognição que estabelece alguns passos essenciais na construção de uma aprendizagem autônoma e realmente significativa, sendo eles: verbalizar implica refletir; realização de autoperguntas; levantamento de estratégias; controle do processo de soluções e por fim, tomada de consciência da própria aprendizagem.
[...] Os professores também precisam conhecer como os conhecimentos evoluem e como a inteligência se manifesta na organização de estratégias, ou seja, como os alunos aplicam conhecimentos, informações que já possuem para de adaptarem a situações novas e desequilibradoras do pensamento e da ação.[...] sem a preocupação e a obrigação de