Os miseráveis resumo , introdução , desenvolvimento , conclusão e bibliografia
Introdução
A história passa-se na França do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. Daqui resulta, por cinco volumes, a vida de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade, até sua morte. Em torno dele giram algumas pessoas que vão dar seus nomes para os diferentes volumes do romance, testemunhando a miséria deste século, a pobreza miserável de: Fantine, Cosette, Marius, mas também Thénardier (incluindo Éponine e Gavroche) e o inspetor Javert.
Nota: Les Misérables (Os Miseráveis) é uma das principais obras escritas pelo escritor francês Victor Hugo, publicada em 3 de abril de 1862simultaneamente em Leipzig, Bruxelas, Budapeste, Milão, Roterdã, Varsóvia, Rio de Janeiro e Paris (nesta última cidade foram vendidos 7 mil exemplares em 24 horas). Victor Hugo é também autor de Os Trabalhadores do mar e O Corcunda de Notre-Dame, entre outras obras.
Desenvolvimento No ano de 1815, um viajante de aparência feia caminhava em uma estrada até chegar a uma cidade chamada Digne, onde nenhuma das hospedarias o aceitou por ele ser Jean Valjean, um ex-condenado, até mesmo as pessoas da cidade o rejeitaram, porém um bispo muito religioso e generoso o recebeu em sua casa mesmo sabendo de seu passado, este o ofereceu comida e abrigo. Quando estava em sua cama, Jean Valjean pensou bastante sobre sua vida pobre e decidiu roubar alguns utensílios de prata do velho bispo e fugir, porém, depois de ter escapado, foi pego por alguns policiais que o levaram na casa do bispo que disse então que havia dado os utensílios para Jean Valjean, ao contrário do que realmente havia acontecido. Depois deste acontecimento, ele continuou sua jornada perplexa com o ato nobre do bispo sem entender o que fazer de sua vida.
Dois anos depois, vivia em Paris, uma jovem costureira muito bonita chamada Fantini, que possuía uma linda filha chamada Cosette que estavam à beira da miséria, então se decidiram mudar