Sustentabilidade X capitalismo
Curso de Administração
BRUNO ROSA VALÉRIO
CAPITALISMO X SUSTENTABILIDADE
VITÓRIA
2013
BRUNO ROSA VALÉRIO
CAPITALISMO X SUSTENTABILIDADE
Trabalho apresentado à disciplina de Gestão Ambiental, Pertencente ao curso de Administração da Faculdade Nacional, como pré-requisitos de avaliação para o 1º bimestre.
Orientadora: Prof.ª Luana Bandeira
VITÓRIA
2013
INTRUDUÇÃO
Veremos ao longo dessa pesquisa as transformações que o mundo capitalista sofre ao longo do tempo, e principalmente no seu modelo operacional.
Há tempos atrás pouco se importava os danos que o capitalismo causava na sociedade e no meio ambiente. Acontecimentos do tipo duravam por muitos anos e os então causadores visavam acima de tudo o lucro.
O objetivo é trazer a real compreensão deixando perceber a interferência que o capitalismo traz ao ambiente.
O sistema capitalista é constante em sua evolução e funciona como forma de sobrevivência. O desenvolvimento sustentável, que antes nem era lembrado, hoje faz parte dos balanços contábeis no passivo e no ativo.
O CAPITALILSMO E A SUSTENTABILIDADE
Embasado em pesquisas feitas, percebe-se que as iniciativas como: não usar sacolas plásticas, apagar a luz, não jogar lixo em enconstas, dentre outras várias são, no mínimo insuficientes comparados aos verdadeiros danos provocados por grandes empresas levada pela onda do capitalismo na busca dos incansáveis lucros, e com a rotineira hipocrisia das grandes fontes poluidoras relizarem eventos “sustentáveis” no cotidiano miserável em que se vive.
As ideias que se aplicam para freiar as trasnformações em nível ambiental para o âmbito individual não é nova.
Acreditar no comportamento de algumas poucas pessoas em relação ao meio ambiente é suficiente é uma perspectiva tão sóllida como considerar a sustentabilidade como algo “policamente correto”,