Filosofia aula 6
Caso Concreto 1
1) Uma situação de guerra e anarquia, pois para ele os homens são todos iguais, porém dessa igualdade pode proceder a desconfiança onde cada um deles procuraria satisfazer suas necessidades e aspirações a partir de então os outros passam a ser considerados concorrentes que precisam ser eliminados
2) Para Hobbes o que legitima o pacto é a passagem de natureza à sociedade civil, onde os individuos renunciam sua liberdade natural (violência) por troca de um direito a vida e segurança, isto é o que legitima o pacto.
3) Os líderes do movimento que levou medo à Bahia provocaram greve, a queimação de carretas e ônibus e aumentou o índicie de violência; os policiais acreditaram que suas atitudes em mobilizar uma baderna baiana seria uma forma deles lutarem por melhores salários para os policiais. “Para eles, nada é mais importante do que seus próprios interesses (...).” Esta frase destaca um ponto chave na ideologia de Hobbes, onde ele diz que o homen em seu estado de Natureza, expressa o lobo do homem, tornando-se egoista em seu estado natural. Os policiais causaram caos ao buscarem os seus próprios interesses. Eles renunciaram o seus direitos dado pelo o estado da sociedade civil, onde o poder e a segurança à vida são assegurados pelo Estado, e regressaram ao seu estado natural. Este comportamento é um exemplo que envolve a tese de Hobbes e o pacto social claramente.
Caso Concreto 2
1) Sim, porque quando não há um regulamento ou uma integração política do governo para combater a violência, quando falta um controle soberano, será complicado conter e monitorar o controle da segurança. Entretanto, a falta de um poder soberano e a decadência de uma sociedade civilizada é o que causa os aumentos dos indicies de violência. Entendemos segundo a teoria de Hobbes, que a falta destas coisas faz com que o homem volta ao estado humano, seu instinto natural e começa a buscar os seus próprios interesses por meio da violência novamente.
2) A