Os metodos de investigação de erikson
Erikson acreditava que a personalidade era fruto da história, da cultura e da biologia e seus vários métodos de investigação refletiram esta crença. Ele usava vários métodos para estudar crianças, adolescentes, adultos maduros e idosos, dentre esses métodos temos; antropológicos, históricos, sociológicos e clínicos.
Erikson produziu estudos biográficos de Adolf Hitler, Maximo Gorki, Martin Luther e Mahatma Gandhi entre outros. Duas abordagens usadas por Erikson para descrever a personalidade humana são estudos antropológicos e psico – história.
Estudos Antropológicos - Erikson fez uma viagem a reserva indígena de Pine Ridge em 1937 para investigar as causas de apatia entre as crianças sioux. Usando duas teorias do desenvolvimento a psicossexual e a psicossocial que haviam sido recém – criadas por ele. Em termos ele fez um relato sobre a educação inicial sioux, descobrindo que a apatia era a expressão de uma extrema dependência que os sioux haviam desenvolvido como resultado de seu confiança nos vários programas federais.
Erikson dois anos mais tarde fez uma viajem semelhante ao norte da Califórnia, com o principio de estudar as pessoas da nação yurok, pessoas que viviam essencialmente da pesca do salmão. Mesmo que os sioux e os yurok possuíssem culturas bem diferentes, cada tribo tinha a tradição de educar seus jovens dentro das virtudes de sua sociedade. Os yurok eram treinados para apanhar peixes, e assim não tinham nenhum sentimento nacional. Em 1963 Erikson foi capaz de demonstrar claramente que a educação da segunda infância era coerente com esse forte valor cultural, e que aquela história e sociedade especifica ajudaram a modelar personalidades.
Psico – história –Criada por Freud a disciplina denominada psico – história é um campo controvesco que combina conceitos psicanalíticos com métodos históricos. Mesmo Erikson lamentando um pouco esse ultimo trabalho, ele adotou os métodos da psico – história e os refinou,