TRABALHO TEORIAS FREUD
TURMA: 01/EF1P30
INTRODUÇÃO
Neste trabalho trataremos a respeito do desenvolvimento humano baseado em teorias desenvolvidas por os seguintes pensadores: Psiquiatra austríaco Sigmund Freud, psiquiatra alemão Erik Homburger Erikson, Psicólogo e médico americano, Arnold Gesell, epistemólogo suíço Sir Jean William Fritz Piaget, Robert Gavighurst professor, físico americano, trataremos suas teorias, as fases/estágios desenvolvidas nas mesmas e também características que as identificam e seus pontos fortes.
Sigmund Freud
TEORIA
Sua teoria foi desenvolvida no fim do século XIX/início do século XX e está intimamente relacionada à sua prática psicoterapêutica. É uma teoria que procura descrever a etiologia dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana. Com base nesse corpo teórico Freud desenvolveu um tipo de psicoterapia. Ao conjunto formado pela teoria, a prática psicoterapêutica nela baseada e os métodos utilizados dão-se o nome de psicanálise.
Freud imaginava a psique (ou aparelho psíquico) do ser humano como um sistema de energia: Cada pessoa é movida, segundo ele, por uma quantidade limitada de energia psíquica. Isso significa, por um lado, que se grande parte da energia for necessária para a realização de determinado objetivo (ex. expressão artística) ela não estará disponível para outros objetivos (ex. sexualidade); por outro lado, se a pessoa não puder dar vazão à sua energia por um canal (ex. sexualidade), terá de fazê-lo por outro (ex. expressão artística). O ser humano, no entanto, não se dá conta de todo esse processo de geração e liberação de energia. Para explicar esse fato, Freud descreve três níveis de consciência1:
O consciente, que abarca todos os fenômenos que em determinado momento podem ser percebidos de maneira conscientes