OS MALES SOCIOECONÔMICOS DO CONSUMO DE CARNE NA SOCIEDADE MODERNA
OS MALES SOCIOECONÔMICOS DO CONSUMO DE CARNE NA
SOCIEDADE MODERNA
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho faz-se um estudo acerca dos males socioeconômicos de carne na sociedade moderna, considerando os impactos sociais e econômicos trazidos por um mercado amplo, que concentra grande consumo da população que, raramente, conhece todo o processo para que a carne chegue às suas mesas.
Neste estudo, discorre-se acerca dos males socioeconômicos da carne, tendo como base os documentários “A carne é fraca”, “A engrenagem” e “Terráqueos”, que através de imagens e narrativas tentam conscientizar as pessoas dos malefícios trazidos pelo consumo de carne para a sociedade moderna, destacando todo o processo passado pelos animais, relatando as questões do sofrimento animal e a busca constante pela lucratividade. Além dos referidos documentários, utilizou-se o texto de “A política sexual da carne: a relação entre carnivorismo e dominância masculina” de Carol Adams,
“Sustentabilidade econômica e ecológica mediante a opção pelo vegetarianismo” de
Sérgio Grief, “O homem e o mundo natural” de Keith Thomas e “O vegetarianismo ao longo da história humana” de Silvia Ferreira e Nuno Metello, entre outros autores que se fizeram relevantes para este estudo. Dessa forma, utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa para desenvolvimento desta pesquisa.
A partir dos documentários e textos citados foram desenvolvidas ideias intelectuais, que são apresentadas no tópico a seguir.
2 MALES SOCIOECONÔMICOS DO CONSUMO DE
CARNE NA SOCIEDADE MODERNA
A produção de carne é um dos métodos mais intensos de produção zootécnica e o bem-estar animal é um assunto bastante discutido na produção estando relacionado ao estado no qual o indivíduo assume perante o ambiente, tendo este um valor econômico a partir do momento em que os consumidores passam a reconhecer a relevância do sofrimento animal (CARVALHO, et. al, 2009). Com o