Os males da corrupção
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C Bloco B Sala 301; Brasília/DF, CEP 70050-900,
(61)3105-6028, http://3ccr.pgr.mpf.gov.br/, 3camara@pgr.mpf.gov.br
INFORMATIVO
NATUREZA
TEXTO Nº28
Nº de folhas: 3
DATA DE EMISSÃO AGENDA:
02/abr/2012
Proteção e defesa do consumidor
DESTINATÁRIOS:
Consumidores em geral
REF./ASSUNTO:
Os males da corrupção
Os males da corrupção
O que é corrupção?
A palavra corrupção deriva do latim corruptione, que significa “putrefação”, “podridão” ou
“decomposição”. É usada para designar o uso indevido de cargos públicos e de atribuições legais para a satisfação ilegal de interesses pessoais, em detrimento do interesse público para o qual foi instituído o cargo. Essa busca de vantagens indevidas é repelida pela ordem jurídica, seja por iniciativa do agente público —que caracteriza o crime de corrupção passiva—, seja de qualquer outra pessoa —corrupção ativa. Essa distinção é meramente conceitual, pois todos que participam de atos de corrupção fazem-no ativamente. A prática da corrupção depende tanto dos agentes públicos corruptos, quando das pessoas ou instituições privadas envolvidas.
De modo geral, a corrupção consiste em um valor pago a agente público, para obter, em determinada transação, vantagem que não estaria disponível ao subornador em condições normais e legais.
A corrupção no Brasil e no mundo
A corrupção não é fenômeno exclusivo dos países pobres, mas é fenômeno complexo presente, de uma forma ou de outra, em maior ou menor grau, nos diferentes países do mundo e em todos os regimes político-econômicos. Estudiosos da matéria chegam mesmo a afirmar que a corrupção é característica persistente da sociedade humana e que acompanha, assim, a história da humanidade em sua organização política.
Em razão de ser fenômeno mundial, diferentes instituições internacionais promovem o combate à corrupção, tais como a Organização das Nações Unidas