Jean-Jacques Rousseau
"A razão forma o ser humano, o sentimento o conduz." "O maior passo em direção ao bem é não fazer o mal.""Bastará nunca sermos injustos para estarmos sempre inocentes?"
- Discurso Sobre as Ciências e as Artes
- Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens
- Do Contrato Social
- Emílio, ou da Educação
- Os Devaneios de um Caminhante Solitário
Embora as fases no desenvolvimento da vida do indivíduo já tivesse sido reconhecido por vários pensadores, foi Rousseau quem mostrou a importância das mesmas para a educação. A primeira fase, até os 5 anos, era como uma fase animal, com o aparecimento do primeiro sentimento de si mesmo; aos 12 anos, o indivíduo torna-se consciente de si mesmo, é o momento da vida em que o racional desperta; sendo um ser isolado, a criança não desfruta ainda da vida moral. E na fase seguinte, a puberdade, o sexo é visto por Rousseau como o fator mais importante da vida do indivíduo; com isso, surge a vida social do indivíduo. Com o surgimento dos mais altos sentimentos, a vida moral evolui naturalmente.
Disse que não se deveria moldar o espírito das crianças de acordo com um modelo estabelecido. Rousseau afirmou que a educação não vem de fora, é a expressão livre da criança no seu contato com a natureza.
Para compreender a infância, o homem precisa olhar a vida com simplicidade. Enquanto o mundo físico é harmonioso, o mundo humano é egoísta e cheio de conflitos. Os males sociais e a educação oferecida aos jovens são os responsáveis por esses conflitos. Disse que não se deveria moldar o espírito das crianças de acordo com um modelo estabelecido. Rousseau afirmou que a educação não vem de fora, é a expressão livre da criança no seu contato com a natureza.
De acordo com Jean-Jacques Rousseau, a sociedade civil, ou seja, o estado de organização social em que o homem se encontra atualmente deriva-se de sua corrupção ocorrida em tempos remotos. Haveria,