transformador elétrico
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
Abc
Def
TRANSFORMADOR ELÉTRICO
SALVADOR
2011
TRANSFORMADOR ELÉTRICO
Relatório apresentado como requisito de avaliação parcial para a disciplina de Física – Eletricidade. Elaborado por Kaio da Guarda, Leonardo Rodrigues, Luis Henrique, Lucas Carahy, Sandro Schindler e Wagner Aquino.
Sob a orientação do professor Sergio Borges.
SALVADOR
2011
Conteúdo
1. Introdução 4
2. Fundamentação Teórica 5
3. Materiais Utilizados 8
4. Parte Experimental 9
5. Conclusão 10
6. Referências 11
1. Introdução
Um transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformando tensões, correntes ou de modificar os valores da impedância elétrica de um circuito elétrico. Trata-se de um dispositivo de corrente alternada que opera baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz. O transformador consiste de duas ou mais bobinas ou enrolamentos e um "caminho", ou circuito magnético, que "acopla" essas bobinas. Há uma variedade de transformadores com diferentes tipos de circuito, mas todos operam sobre o mesmo princípio de indução eletromagnética.
2. Fundamentação Teórica
Para se entender o principio de funcionamento de um transformador é de fundamental importância o conhecimento sobre indução eletromagnética e os princípios de magnetismo, sobretudo as Leis de Faraday e Lenz.
A indução eletromagnética é o fenômeno que origina a produção de uma força eletromotriz (f.e.m. ou voltagem) num meio ou corpo exposto a um campo magnético variável, ou bem num meio móvel exposto a um campo magnético estático. É assim que, quando o dito corpo é um condutor, produz-se uma corrente induzida. Este fenômeno foi descoberto por Michael Faraday que o expressou indicando que a magnitude da